Cambada! Brigadão pela resposta de todos ao post anterior! Obrigada a todos os comentários aqui e também todas as perguntas pelo insta (eladebicicleta)! Graças a vocês me dei conta de que ficaram uns temas pendentes pra poder tratar aqui, então vou tentar responder tudo da forma mais ordenada que o meu cérebro permitir:)
Agora vem a parte burocrática da coisa. Afinal, você vai ter que ter dinheiro pra viver aqui, alugar apartamento, se manter (ou ser mantido), tomar ônibus, fazer compras e, em algum momento, talvez, voltar ao Brasil (ou não também!). E então? Como lidar com tudo isso? Pega o café e vamo lá.
1. GASTOS.
Antes de mais nada, vocês tem que estar cientes de que eu gasto quase todo meu dinheiro com comida. Eu tenho muitas firulas e gosto de comprar coisas diferentes e tal, além de que eu saio sempre pra comer fora com o babes, então o gasto pra mim é um pouco maior. Tendo dito isso, por mais que você seja bem mão de vaca, o custo de vida aqui é alto.
O seu maior gasto vai ser com aluguel. Eu dei muuuita sorte aqui onde eu moro, porque é um bairro afastado, tranquilo, e alugamos uma casona direto com a dona e moramos 7 pessoas. Cada um com seu quarto e sua rotina, não fica tão pesado. E dividir as contas da casa entre 7 é muuuito mais em conta.
Agora, tenho amigos que pagam aluguéis absurdos, tudo por morar em cima da faculdade (aliás, por que tudo quanto é brasileiro que vem tem essa necessidade de morar a 1 quadra da faculdade?). O bairro de lá chama Barrio Norte e eu, particularmente, acho bem ruim. É barulhento, cheio de gente, caro pra caramba. Pra quê?
Existem mil residências universitárias que são baratas e você pode ter até o seu quarto, morar com gente do interior do país, etc. Se for se meter em um ap, se prepare pra gastar! Pra ter um quarto sozinho por menos de 5.000 pesos acho bem difícil. Dividir o quarto talvez seja uma opção para alguns. Tem uma página que chama comparto depto e aí sempre tem alguém que já tem um ap alugado e tá buscando gente pra morar junto. E pra alugar direto com o dono, tem a solo dueños.
O segundo maior gasto: comida. Com a inflação do país, comida a cada ano vai subindo e subindo de preço. Ainda assim, eu acho verduras, frutas e carnes com preços mais baratos que no Brasil (logicamente, dependendo de onde você mora). Já vi morango no bairro Recoleta por 50 pesos o kg enquanto onde eu moro tava 30. Fiquem ligados com isso! Comer fora é caro, mas eu sempre fico impressionada como no Brasil é mais caro ainda. Os pratos aqui são imensos e quase sempre dá pra dividir (gente, tô generalizando, isso varia!!).
Então, com base nisso, dependendo do seu aluguel e do quanto você gaste com comida, vai depender do tanto que você vai precisar pra morar aqui. Já ouvi gente que vive com R$1500 reais e até com muito mais. Não lembro se alguém vive com menos que isso, mas acho que não. Tenha em mente que cada ano você vai precisar de mais dinheiro por conta da inflação! Eu não consigo viver mais agora com o que eu vivia quando tava no CBC!
2. TRANSFERÊNCIA DE DINHEIRO
Quando eu cheguei aqui em 2010, a única forma de receber dinheiro era minha mãe fazendo transferência internacional (e pagando uma fortuna em taxa) e eu sacando no caixa eletrônico aqui (e pagando outra fortuna com cada saque). Depois, começamos a usar Western Union, que tem um cambio muuuuito ruim.
Até que a UBA começou a bombar de brasileiro, aí obviamente que aquele jeitinho maroto arranjou uma solução mais em conta. Eu tenho vários contatos de pessoas que trabalham com transferência aqui. Funciona assim. Minha mãe transfere pra conta da pessoa no Brasil, manda o comprovante pra eles e eu pego em pesos aqui com eles. O cambio é muito bom e eu nunca tive nenhum problema com os meus contatos.
Isso você vê quando tiver aqui, assim que nem se preocupem. Tragam o máximo que puderem em reais, porque o cambio em espécie é SEMPRE melhor que o de transferência.
não tenho foto de dinheiro, então segue uma foto do Doctor, pleno, comendo um colchão
3. TRANSPORTE
Muita gente me diz que quer morar perto da faculdade pra economizar no transporte, e eu sempre repito a mesma coisa: o governo subsidia o transporte público! A passagem sai entre $6 e $6,75 pesos (tipo R$1,30 reais)! Tem metrô durante o dia, tem ônibus 24h que param a cada 2 quadras, tem bicicleta pública do governo e ciclovia pela cidade toda, a cidade é toda plana e dá pra caminhar tranquilamente... sério, forma de se locomover é o que não falta aqui.
Se sua preocupação era "como eu vou chegar na faculdade?" ou "melhor morar perto pra economizar transporte", relaxa que esse vai ser o menos dos seus problemas (e dos seus gastos!).4. PLANO DE SAÚDE
Pra falar a verdade pra vocês, eu vivi aqui 7 anos sem nenhum plano de saúde. Eu precisei uma vez só ir no plantão por uma gastrite que tava me matando. Fui no hospital público mais perto de casa e me atenderam assim que eu cheguei.
Tem algumas clínicas aqui da comunidade que tem consultas particulares, mas com preços muito baratos (tipo $200 pesos a consulta, uns R$40 reais). Eu fui no gastro aí e depois fiz a endoscopia que ele pediu nessa clínica também.
Esse ano foi a primeira vez que eu paguei um plano de saúde e tô gostando muito também! Então, vai depender mais que tudo de você e da sua condição financeira. Um plano comum pode sair de uns $800 pesos pra frente. A UBA também tem um plano de saúde diferencial pra alunos que é em conta também. Eu sugiro que você chegue, passe uns meses primeiro pra você ver quanto é o seu gasto mensal, e depois você decide se é algo que cabe no seu orçamento ou não! Só não esquece de os hospitais públicos no geral são muito bons (alguns tem o sistema de distribuir os turnos no dia a partir das 7am, então se você chegar cedinho pra consulta você pega turno e te atendem no mesmo dia!), então eu diria que não é algo estritamente essencial pra sua sobrevivência.
5. REVALIDA/MAIS MÉDICOS
Acho que a pergunta que mais me fazem aqui é: "O que você pretende fazer quando pegar o diploma? Vai voltar pro Brasil?" Eu entendo que o objetivo da maioria é esse, então vamo lá. Com o diploma da UBA nas mãos, se você quer voltar pro Brasil, você tem duas opções: MAIS MÉDICOS ou REVALIDA. A escolha entre um e outro vai depender de quando a UBA te entregue o diploma. E isso depende de quando você faça a prova do final do curso quando terminar o internado. E isso vai depender de quando você faça a última prova da carreira. E isso vai depender... entendeu? Não tem como saber! Você provavelmente vai cursar anatomia com um grupo de amigos, depois fisiologia com outros, depois patologia com outros etc. A UBA tem mil cadeiras e mil horários diferentes de matérias, é muuuito improvável que você e seu grupinho terminem cursando juntos. O que significa que cada um vai terminar o curso em uma época diferente. Gente, quando eu digo que você tem que se virar na UBA, não é exagero! Você tem muita independência, principalmente depois do 4o ano, quando acabam as correlatividades das matérias. Daí, você pode fazer matéria do 5o junto com as do 6o, ou começar pelo 6o ano, etc. A inscrição pro REVALIDA é em junho/julho. Se você fizer a prova de final do curso até antes dessa data, pelo que eu ouvi dizer você pode, com uma liminar de um advogado de que seu diploma tá em trâmite, se anotar no revalida, mas o seu diploma vai ter que chegar até a data da prova. Se não for o caso (como é o meu, que vou terminar em agosto), a outra opção é ir pelo MAIS MÉDICOS, que tem editais trimestrais, e ir trabalhando até o revalida do outro ano.
A diferença é que pro MAIS MÉDICOS você não precisa ter o título revalidado, você pode trabalhar no Brasil na área de ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE (só pode trabalhar nisso e nada mais!), e o salário é R$12.000 pila. Aprovando o REVALIDA, você recebe seu CRM e vai trabalhar de clínico em qualquer lado por uns R$20.000. E ainda pode fazer plantões pra ganhar mais:)
Opções sempre vão existir, e tá cada vez mais acessível o revalida. Os da UBA que eu escutei falar que fizeram a prova até agora aprovaram, fica a dica.
Mas pros que queriam saber, eu vou pro Mais Médicos por um ano só pra juntar dinheiros, mas a residência vou fazer na Europa. Aliááás, já mencionei que a Argentina e a Espanha tem muitos convênios de convalidação? hehe.
DICA BÔNUS DE UTILIDADE PÚBLICA PORQUE SOU MT LEGAL: HAVANNA E FREDDO SÃO RUINS.










